Mais de cinco mil pessoas na sede de Maquela do Zombo, província do Uíge estão agora a beneficiar de água potável de qualidade, após a implementação de um novo sistema de captação e distribuição de água na região.
Anteriormente, os moradores do bairro Deolinda Rodrigues enfrentavam vários desafios em função das longas distâncias que percorriam na busca do precioso líquido, o que representava riscos para a saúde e qualidade de vida dos habitantes. No entanto, com a inauguração do sistema de abastecimento de água potável, os munícipes expressaram a sua satisfação e alívio por agora contarem com água potável nas suas residências.
O novo sistema erguido no âmbito do combate à fome e à pobreza está avaliado em 18 milhões de kwanzas e vai garantir o fornecimento de água de qualidade, atendendo aos padrões de segurança e saúde públicas.
A conquista é resultado de esforços conjugados entre as autoridades locais que trabalham para garantir o acesso a um recurso essencial de forma segura e adequada conforme o avançou o administrador Municipal de Maquela do Zombo, Samalando Muginga, que apelou à preservação da infraestrutura.