C.Internacional - Destaque

Pela primeira vez oposição vence eleições no Senegal. Presidente cessante Macky Sall felicita Diomaye Bassirou Faye de 44 anos pela vitória

todayMarço 26, 2024 326

Background
share close

O Presidente cessante do Senegal, felicitou Diomaye Bassirou Faye pela vitória nas eleições presidenciais. Macky Sall, impedido de se candidatar por imperativo constitucional, congratulou-se pelo bom desenrolar das eleições. Diomaye Bassirou Faye de 44 anos, tornar-se assim no mais jovem Presidente do Senegal.

O opositor antissistema Bassirou Diomaye Faye, que ainda há dez dias estava na prisão, vai tornar-se Presidente do Senegal após o principal rival ter reconhecido a histórica vitória que alcançou logo à primeira volta nas eleições presidenciais de domingo.

A eleição de Faye, que hoje completa 44 anos e nunca ocupou antes qualquer cargo eletivo à escala nacional, está a ser descrita como um terramoto político.

Faye tornar-se-á no mais jovem Presidente do Senegal, o quinto da história deste país da África Ocidental com 18 milhões de habitantes.

É a primeira vez, em 12 eleições presidenciais por sufrágio universal, que um candidato da oposição vence à primeira volta.
Este acontecimento é tanto mais marcante quanto a vitória, aparentemente motivada por uma vontade de mudança, se não mesmo de rutura com o passado após anos de dificuldades, deverá ter um grande alcance.

“As pessoas estão sedentas de mudança quando se vê o que está a acontecer neste país em termos de corrupção e desrespeito pela lei, e a pessoa que mais encarna esta mudança é Ousmane Sonko”, disse à AFP El Hadji Mamadou Mbaye, professor e investigador na Universidade de Saint-Louis, referindo-se ao principal dirigente da oposição, que apoiou Faye para o substituir depois de ter sido desqualificado das eleições presidenciais.

 

Editor: RNA

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Comissão do Golfo da Guiné exorta países membros da organização a adoptarem medidas de combate a criminalidade nos mares

O Secretário Executivo da Comissão do Golfo da Guiné, alerta os Estados membros da organização a adoptarem medidas de combate a pesca ilegal, o tráfico de drogas e os assaltos a mão armada nos mares. De acordo com José Mba Abesso, estas práticas tendem a ganhar proporções preocupantes e que podem perigar o desenvolvimento da região. Clique no áudio e ouça: De recordar que, Luanda acolhe até amanhã, a reunião […]

todayMarço 26, 2024 67

0%
donut_large