Caí hoje, sábado, 23 de Março o pano sobre os 13ºs Jogos Africanos que durante 19 dias tiveram como palco a cidade de Accra no Ghana e em que evoluíram 5 mil atletas que representaram os 53 países do Continente, em 16 modalidades. No futebol em masculinos, jogaram Ghana 1/0 Uganda, com a medalha de ouro a ficar com o país anfitrião dos Jogos. No jogo de atribuição da medalha de bronze, aconteceu o Senegal 2/0 Congo Brazaville.
Em femininos, o ouro ficou com o anfitrião Ghana que venceu na final do torneio a congénere da Nigéria por 2/1. O bronze ficou com o Uganda que venceu o Senegal por 1/0.
No Basquetebol, 3X3 em masculinos, a medalha de ouro ficou com a Argélia que venceu na final o anfitrião Ghana por 16/11. Já o bronze foi para o Uganda que venceu por 17/11 o Botswana.
No sector feminino, o ouro ficou com o Mali que venceu na final por 21/11 a Nigéria, ao passo que o bronze foi para a RDC que venceu o Benin por 20/17.
No Andebol o Egipto precisou de se aplicar a fundo para vencer a RDC por 33/32 e conquistar a medalha de ouro. O bronze ficou com a Nigéria que venceu o Benin por 38/20.
Já em femininos o ouro foi conquistado por Angola, que na final do torneio derrotou a congénere da RDC por claros 33/15. O bronze ficou com os Camarões que venceram a Argélia por 29/21.
No final do jogo o treinador espanhol Carlos Viver não escondia a sua satisfação, já que o grande objectivo inicialmente traçado, tinha sido alcançado. Clique no áudio e ouça:
Felizes estavam também as atletas, como é o caso da guarda-redes Marta Santos, que sublinhou o facto de ter sido cumprida a promessa de tudo fazerem para chegar mais uma vez à consagração continental. Clique no áudio e ouça:
Pedro Cambela, o chefe da área do Andebol na caravana nacional, já pensa nos Jogos Olímpicos dos meses de Julho e Agosto em Paris/França, cumprida que foi esta empreitada continental. Clique no áudio e ouça: