C.Internacional - Destaque

Libertados opositores no Senegal a dez dias das eleições presidenciais

todayMarço 15, 2024 20

Background
share close

O líder da oposição do Senegal, Ousmane Sonko, e o candidato presidencial Bassirou Diomaye Faye foram libertados ontem da prisão, no âmbito de uma lei de amnistia para os detidos por atos políticos.

Sonko estava detido desde julho, acusado de “apelos à insurreição e conspiração” contra o Estado, algo que o obrigou a retirar-se da campanha presidencial, tendo Diomaye Faye sido apresentado como o ‘plano B’ e aceite.

O Presidente do Senegal, Macky Sall, promulgou em 06 de março a lei de amnistia aos detidos por atos políticos ocorridos desde 2021 e 2024, no meio de uma crise política.

A batalha das últimas semanas pôs à prova o apego do país à democracia, que tem sido fustigada por uma sucessão de golpes de Estado noutros pontos da região.

Editor: rna

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

Vinte mortos em ataque israelita contra multidão a pedir ajuda em Gaza

Vinte pessoas morreram em Gaza, num alegado ataque aéreo israelita. Segundo as autoridades, o ataque ocorreu num local onde dezenas de pessoas aguardavam pela entrega de alimentos, e foram surpreendidas pelo lançamento de misseis e rajadas de tiros por aviões de combate e drones. O local estava designado para a entrega de ajuda humanitária. As Forças de Defesa de Israel negaram já o ataque.

todayMarço 15, 2024 9

0%
donut_large