A Polícia Fiscal Aduaneira (PFA) apreendeu, em Luanda, nove navios de pesca industrial, por irregularidades no exercício de pesca e situação migratória irregular da tripulação. Durante as diligências, os agentes da Corporação, verificaram, um total de 150 tripulantes a bordo, dos quais, 55 de nacionalidade chinesa e 97 angolanos.
Segundo o Porta-voz da Polícia Nacional de Angola (PNA), Subcomissário, Mateus Rodrigues, as nove embarcações, foram apreendidas nos dias 8 e 10 de Março de 2024, quando realizavam pesca na costa marítima.
Mateus Rodrigues descreveu à imprensa, no decurso da apresentação das embarcações apreendidas, que uma equipa de fiscalização da Polícia Fiscal Aduaneira, através de uma denúncia, detectou os referidos barcos a realizarem pesca na costa marítima.
O Subcomissário referiu que, relativamente a esse caso, no âmbito do patrulhamento marítimo, na zona do Cabo Ledo, duas embarcações foram conduzidas à terra e aferiu-se a falta de pagamento do Imposto sobre Veículos Motorizados (IVM).
Durante a entrevista, o responsável explicou à imprensa que a PNA, está a prestar uma atenção especial a este tipo de actividade, com objectivo de combater a pesca ilegal em todo o território angolano.