O navio oceanográfico angolano de investigação científica, começa a operar nas águas territoriais angolanos a partir de Abril deste ano, seis anos depois da sua aquisição na Roménia. Denominado, “Baía Farta”, o navio que se encontra em requalificação na África do Sul, será entregue ao Governo de Angola, superadas as anomalias detetadas, durante a primeira prova de mar feita no país, em 2021. A informação foi avançada hoje em Luanda pela ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Cármen dos Santos na reunião regional de coordenação da monitorização, controlo e fiscalização da pesca na região da SADC. Clique no áudio e ouça:
Nesta reunião, Angola manifestou preocupação com a pesca ilegal nas aguas nacionais, situação que será invertida com a aposta na formação de especialistas em fiscalização, com o recurso as novas tecnologias. Clique no áudio e ouça:
As reformas em curso no sector das pescas e a adesão aos acordos internacionais sobre a gestão sustentável dos recursos marinhos, estão a contribuir na redução de casos de pescas ilegal no país segundo a ministra do sector, Cármen dos Santos. Clique no áudio e ouça:
De realçar que, o navio oceanográfico “Baia Farta”, adquirido na Roménia, chegou ao país em 2018, terminou a primeira fase de testes do mar e depois foi submetido a requalificação, para melhor responder as exigências da investigação científica.