O Chefe de Estado Angolano, João Lourenço, disse que Angola está solidária com os países que estão a ser assolados pelo surto de cólera e considera a situação crítica. O Presidente João Lourenço, que discursava na cerimónia de abertura da sessão extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, agradeceu o apoio da OMS, do UNICEF e do Centro Africano para o Controlo e Prevenção de Doenças. João Lourenço, que também é o Presidente em exercício da SADC, exigiu uma resposta colectiva para o combate da cólera. Clique no áudio e ouça:
O Presidente da Republica, João Lourenço disse que sem boa saúde e bem, estar dos cidadãos, não pode haver progresso nos países da SADC, particularmente no alcance do objectivo de integração regional, orientado pelo lema: “Capital humano e financeiro, os principais factores para a industrialização da região da SADC”. O também Presidente em exercício da SADC disse que a crise de saúde publica representa uma ameaça ao desenvolvimento da região e defendeu por isso a urgência da resposta e a necessidade de uma acção coordenada e eficaz, pois a cólera não conhece fronteiras. Clique no áudio e ouça:
O Presidente da Republica, João Lourenço, espera que a reunião dos Chefes de estado e de governo da SADC tome decisões para prevenir e combater a propagação da cólera. Clique no áudio e ouça:
O Presidente da Republica disse que todos os países da SADC devem estar prontos para enfrentar o surto de cólera que já está a provocar mortes em muitos países da região. Clique no áudio e ouça: