CANAL A - Destaque

Mais de 100 peças e artefactos artesanais recuperados no exterior do país estão expostos no Arquivo Nacional de Angola. A exposição vai decorrer até ao dia 17 de Janeiro

todayJaneiro 9, 2024 86

Background
share close

Pelo menos 100 peças e artefactos artesanais recuperados no exterior do país estão expostos no Arquivo Nacional de Angola. A exposição vai decorrer até ao dia 17 de Janeiro. O Ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, que visitou a exposição, no âmbito das celebrações do Dia da Cultura Nacional, destacou a importância dos artefactos recuperados. “Representam pouco mais de 100 peças, que, com a ajuda das nossas missões diplomáticas, voltaram ao nosso país. Saíram de forma ilegal, saíram para locais onde não deveriam estar e hoje estamos a fazer todo um esforço de recuperar essas peças”, disse Filipe Zau.
Segundo o governante, as referidas peças artesanais foram recuperadas, no âmbito das recomendações da UNESCO, que aconselha as antigas potenciais coloniais a devolverem o acervo cultural das ex-colónias.
Filipe Zau fez saber também, sem especificar, que Angola possui ainda várias outras peças no exterior e que o país desenvolve uma diplomacia cultural para a sua recuperação, “porque devem fazer parte” do acervo museológico do país, “para estudos e pesquisas”.

Editor: RNA

Rate it

Notícias

Rádio Luanda - Destaque

DIIP regista aumento de denuncia de roubo de motorizadas

O Departamento de Investigação e Ilícitos Penais, da Polícia Nacional, regista um aumento de denuncia de roubos de motorizadas. Segundo o seu porta-voz intendente Quintino Ferreira, só na ultima semana, as forças tiveram que se deslocar a província do Bengo, onde se encontrava o líder de uma rede que atuava no Sambizanga, e em Viana, foi desmantelada parcialmente uma outra rede que actuava na zona do Calemba Dois. Clique no […]

todayJaneiro 9, 2024 84

0%
donut_large