A Selecção Nacional de Ju-jitsu conquistou no último fim de semana 9 medalhas, das quais 6 de ouro, no Campeonato Africano que decorre em Marrakesh no Reino do Marrocos.
O ouro foi garantido no estilo Ne-Waza, por Ana Rosa, na categoria dos -63 kgs, que na final venceu a argelina Goual Namira Sarra e Rosângela Teixeira, que nos -52 kgs derrotou a também argelina, Hammoumi Zoulikha.
As outras medalhas de ouro foram obtidas no estilo Fight, por Banino Pedro nos -77 kgs, que venceu o marroquino Himmi Mourad, Rosimery Garcia nos (+77kgs) no estilo Ne-Waza, Geovani Garcia (-94 kgs) e João dos Santos (-69 kgs) todos eles no estilo fight.
Para além das medalhas de ouro o país também arrebatou prata através do lutador Joaquim Fernando, que competiu nos (-69 kgs) no estilo fight, enquanto igualmente no estilo fight, Sivi François nos (-62 kgs) e Dianvuto Filipe (-94 kgs) conquistaram cada uma medalha de bronze.
Integram a Selecção Nacional 21 atletas, em ambas as classes, naquela que foi a quarta participação num Campeonato Africano, depois de já ter estado em 2014 na África do Sul, 2015 na Tunísia e este ano de 2023 aqui no país.
Fonte: Rádio 5/RNA