CANAL A - Destaque

Acabou o “irritante” que havia entre o Tribunal de Contas e o Executivo”. Sebastião Ngunza, Juiz Presidente do TC

todayNovembro 8, 2023 124

Background
share close

O Juiz Presidente do Tribunal de Contas disse que acabou o “irritante” que havia entre a instituição que dirige e o executivo devido a demora na concessão dos vistos aos contratos que comprometia alguns investimentos. Para fazer face a este irritante, Sebastião Ngunza, realçou que em pouco menos de 4 meses, o Tribunal de Contas implementou a sessão diária de vistos, o que permitiu a concessão de vistos a quase duzentos processos. A lei, segundo o Presidente do Tribunal de Contas impõe que determinados contratos para investimentos de alto valor orçamental, antes da sua implementação, devem ser submetidos ao tribunal para a concessão do visto. Sebastião Ngunza, lembrou que o visto do tribunal de contas é um indicativo de que o contrato para um investimento está em conformidade com as leis vigentes no país e que há de facto dinheiro disponível para sua execução. Em entrevista a TPA, Sebastião Ngunza, sublinhou que o processo não acontecia no tempo oportuno na perspectiva do executivo para quem, o processo era moroso e comprometia muitos investimentos. Clique no áudio e ouça:

  • cover play_arrow

    Acabou o “irritante” que havia entre o Tribunal de Contas e o Executivo”. Sebastião Ngunza, Juiz Presidente do TC rna

Contudo, Sebastião Ngunza não poupou críticas aos gestores públicos. Para o Presidente do Tribunal de Contas, muitos cometem muitos erros na instrução dos processos para a solicitação de visto ao Tribunal de Contas. Clique no áudio e ouça:

  • cover play_arrow

    Acabou o “irritante” que havia entre o Tribunal de Contas e o Executivo”. Sebastião Ngunza, Juiz Presidente do TC rna

Dentre os vários desafios do tribunal de contas está a comunicação, por isso, uma delegação da corte de contas angolana, chefiada pelo juiz presidente, está a participar, na Guiné-Bissau, na 12ª assembleia geral da organização das instituições superiores de controlo da CPLP que incentiva os seus membros a comunicarem com maior eficácia

 

Editor: rna

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

Cidadãos portugueses saudam posição de António Costa

Os cidadãos portugueses, saudaram a posição de António Costa em pedir demissão, apesar de ainda ser inocente até prova contrário. Ouvidos em exclusivo pala RNA, os portugueses dizem que agora cabe ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e a Assembleia da República seguir os passos para a formalização da demissão. Clique, no áudio abaixo, e saiba mais com o jornalista Teresa Baião a partir de Lisboa/Portugal:

todayNovembro 8, 2023 67

0%
donut_large