Continua a ser notícia o grandioso feito do jovem piloto angolano, Rui Andrade, que sábado, 04/11, escreveu com letras de ouro o nome de Angola na principal montra do mundial de Resistência da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), na classe LMP2.
Os angolanos vão reagindo com orgulho e profunda satisfação. O Bureau Político do Comité Central do MPLA também tornou pública uma mensagem, em que destaca que ao conquistar este título Rui Andrade torna-se no primeiro angolano e africano a alcançar tal proeza aos 24 anos de idade, num campeonato muito bem disputado e acompanhado com entusiamo pelos aficionados do desporto automobilístico internacional, e elevando a bandeira nacional pelo mundo.
Diz mais na sua mensagem; “…neste momento de júbilo e alegria para o piloto angolano Rui Andrade e sua família, consagrado campeão do Mundo, não poderíamos deixar passar este momento de alegria e orgulho e na ocasião desejamos ao jovem campeão êxitos e que alcance outros patamares na sua carreira.
O Bureau Político do Comitê Central do MPLA, anseia que esse título alcançado por Rui Andrade, seja motivo de incentivo e aspiração aos jovens angolanos que em outras áreas do fazer e saber, vêm contribuindo para elevar o nome da República de Angola no País e no estrangeiro.
Outra reacção veio do MINJUD que na sua mensagem, diz que…
A conquista de Rui Andrade, que ocorreu pela equipa WRT com o carro 4L, é um feito que orgulha o país no que toca a conquistas de eventos desportivos internacionais.
salientar que Rui Andrade totalizou 173 pontos, e se tornou no primeiro angolano e africano a vencer a competição, um feito que muito nos orgulha e prestigia o país na arena desportiva internacional. As orgulhosas imagens que correm pelo mundo são um claro exemplo de um país resiliente, e que dá mostras do valor do desporto na afirmação de angola no contexto internacional.
Na mesma nota, o pelouro de Palmira Barbosa aproveita para felicitar a Federação Angolana de Judo e à judoca Luísa Viegas, pela conquista da medalha de ouro no Campeonato Africano feminino de velhas guardas, que decorreu em Abu Dhabi. ressalta que num universo de mais de 100 mulheres a força, a garra e a determinação da mulher angolana foram valores determinantes na consumação de uma das maiores conquistas que o nosso judo se pode orgulhar.
Por sua vez, a Federação Angolana de Desporto Motorizado – que não podia ficar indiferente a esse feito que orgulha todos os angolanos, fez ouvir a sua voz através do presidente Ramiro Barreira justifica porquê que considera retumbante a consagração do jovem piloto angolano. Clique no áudio e ouça:
De recordar que, para além do Mundial, Rui Andrade e a sua equipa WRT foram o ano passado campeões da Europa. Tudo começou em Portimão no Algarve, em Portugal, passou por Fuji no Japão, as 24 horas de Le Mans em França, para fechar em grande no Bahrein.
Vanda Andrade, a mãe do nosso novo campeão do Mundo, que sofreu ao lado do filho, não deixa de apelar aos muitos pais a fazerem tudo para tornar possível o sonho dos seus filhos.
Segundo ela tal como o Rui conseguiu esse grandioso feito, outras crianças angolanas poderão alcançar esse momento alto nas suas carreiras. Basta que acreditem e que tenham o apoio dos respectivos familiares. Clique no áudio e ouça:
Fonte: Rádio 5/RNA