CANAL A - Informação

Angola arrebata em Portugal 36 peças etnográficas representativas de diversas regiões do país

todaySetembro 27, 2023 222 2 5

Background
share close

O estado angolano, através da Embaixada de Angola em Portugal, arrebatou trinta e seis peças etnográficas representativas de diversas regiões do pais.

As peças arrebatadas faziam parte de uma colecção privada de um engenheiro português que viveu durante muitos anos em Angola e que participou da criação do Museu de Etnografia do Lobito.

O Engenheiro Elísio Romaniz dos Santos Silva adquiriu várias peças da cultura nacional.

Trinta e oito delas criadas entre as décadas de 50 e 70, foram leiloadas pelos herdeiros do coleccionador em Portugal.

Uma das duas peças arrebatadas por privados era uma máscara Muana Puó, designada nos catálogos do leilão por “Escultura Tribal dos Povos Bantu”, e estava no valor de licitação de cento e dez mil euros, valor insuportável para os gastos da instituição.

Em nota de imprensa a Embaixada de Angola em Portugal reitera que a recuperação de peças museológicas de diferentes grupos étnicos nacionais representa a afirmação da defesa da identidade e a salvaguarda do nosso património nacional, para as futuras gerações.

Editor: rna

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

salários na administração pública vão ser uniformizados

E os salários na administração pública vão ser uniformizados. O documento que vai regular o processo foi analisado e aprovado ontem na comissão económica do Conselho de Ministros. Em reacção a esta medida do governo, de uniformizar os salários na administração pública, o advogado e sindicalista Zacarias Jeremias, saudou o seu sentido de justiça social, do documento no segmento dos trabalhadores. Zacarias Jeremias dá conta que aplicado este principio, haverá […]

todaySetembro 27, 2023 295 1 2

0%
donut_large