A Cimeira Extraordinária de Malabo que analisou nesta segunda-feira(4), a situação politico-constitucional na República do Gabão, decidiu pela suspensão deste país da África Central da organização regional. A decisão faz parte de um pacote de três medidas adoptadas, no final da reunião de cúpula da Guiné Equatorial.
A Cimeira juntou para além do Presidente anfitrião Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, os Presidentes de Angola, João Lourenço, da RCA Faustin Toudéra, do Congo Denis Sassou Nguesso e o Primeiro-Ministro de São Tomé e Principe, Patrice Trovoada. De acordo com o Ministro angolano das Relações Exteriores Teté António, a Cimeira decidiu também pela movimentação da sede da CEEAC de Libreville para a capital da Guiné-Equatorial, cujo Presidente da República é igualmente o Presidente da Cimeira. Clique no áudio e ouça:
Teté António avançou também que a Cimeira de Malabo elegeu um facilitador no caso o Presidente da RCA, aquém será entregue um roteiro para a implementação das medidas saídas da reunião de cúpula da Guiné-Equatorial. Clique no áudio e ouça: