Oficiais militares que afirmam representar “forças de defesa e segurança” anunciaram hoje que tomaram o poder no gabão, de acordo com um discurso emitido na televisão, postos a circular nas redes sociais.
O anúncio foi feito minutos depois de o órgão eleitoral do gabão ter anunciado que o Presidente Ali Bongo havia ganho um terceiro mandato.
“EM nome do povo gabonês e garante da protecção das instituições, o CTRI (o Comité para a Transição e Restauração das Instituições) decidiu defender a paz, pondo fim ao regime em vigor”, disse um oficial militar na transmissão emitida pelo canal Gabon24.
Na transmissão, o oficial militar disse que os resultados das eleições seriam anulados, e que as fronteiras do país seriam fechadas até segunda ordem.
“Todas as instituições da República foram dissolvidas: em particular o Governo, o Senado, a Assembleia nacional, o Tribunal Constitucional, o Conselho Económico e Social e Ambiental, e o Conselho Eleitoral do Gabão”, disse o militar.
“pedimos à população do Gabão, às Comunidades dos Países vizinhos que vivem no gabão, bem como à diáspora gabonesa, que permaneçam calmos”.
Sons e tiros foram ouvidos na capital Libreville, disse um repórter da Agência Reuters, após o anúncio na televisão.