Sete, das dezoito, Províncias vão nos próximos 30 dias estar sob o Censo Piloto. Trata-se das Províncias do Bengo, Bié, Cuando-Cubango, Cunene, Luanda, Lunda-Norte e do Uíge. Catorze Municípios, destas sete Províncias do país, vão ver cruzar os brigadistas envolvidos nesta operação estatística. No lançamento do Censo Piloto, o Coordenador da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo Geral, Francisco Pereira Furtado, sublinhou que o processo é uma demonstração do interesse do Governo em realizar o exercício estatístico em 2024. Clique no áudio e ouça:
O também Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, assegurou que, a partida, estão criadas as condições técnicas e financeiras, sustentadas pela criação de uma comissão especifica. Clique no áudio e ouça:
E o Director-Geral do Instituto Nacional de Estatística assegurou o recurso de novas tecnologias no Censo Piloto, e fez saber que os resultados serão disponibilizados em duas fases. José Calengi assegurou, também, que nas regiões onde vai acontecer o Censo Piloto, o processo de actualização cartográfica está concluído. Clique, no áudio abaixo, e ouça mais dados com o jornalista Estêvão Borges: