O número de vítimas do tráfico de seres humanos continua a crescer em Angola. O fenómeno constitui uma preocupação para as autoridades, que afinam mecanismos para o seu combate.
Os dados apresentados pelo Director Nacional dos Direitos Humanos indicam o registo de 142 casos, 40% deles registados na Província do Cunene, envolvendo adultos e crianças.
Yanik Bernardo disse que estão catalogadas, no país, duas mil pessoas em situação de vulnerabilidade. A seca no sul do país tem sido motivo de migração para países vizinhos. Clique no áudio e ouça:
Angola tem sido reconhecida pelos avanços no cumprimento dos direitos relacionados a educação, saúde e saneamento básico, o mesmo já não se pode dizer do exercício do direito a reunião e manifestação, onde existem ainda muitos desafios.
Em 2022 foram realizadas 333 manifestações, 13 das quais violentas. O Director Nacional dos Direitos Humanos, Yanik Bernardo, esclarece que o exercício deste direito no país não está comprometido, como muitas vezes é propalado a nível internacional. Clique no áudio e ouça:
A Estratégia Nacional dos Direitos Humanos é uma ferramenta de gestão das políticas publicas, sobre os direitos humanos no país. Yanik Bernardo inúmera as principais linhas desta estratégia nacional, que tem os olhos postos na promoção e proteção dos direitos humanos. Clique no áudio e ouça: