O Município do Bailundo completa hoje, 16 de Julho, 121 anos desde a sua ascensão a categoria de vila com as atenções viradas para o desenvolvimento sócio econômico da municipalidade.
Bailundo, possui um dos reinos mais poderosos desta região do Planalto central de Angola, que muito se notabilizou a luta e resistência contra a ocupação colonial portuguesa.
Fundado do Katiavala Buila, grande caçador da região do Cuanza Sul, o reino atingiu o seu poderio militar ao tempo das grandes expedições dos conquistadores portugueses.
Ekuikui Segundo ao subir ao trono, mobilizou a população para o seu engajamento na produção, porque entendeu que uma comunidade bem alimentada estaria em melhores condições de se defender das invasões.
O rei Ekuikui na sua era, foi tido como um exímio diplomata e coube a sua diplomacia convencer os missionários britânicos para instalarem-se na missão do Chilume e começar o evangelho de Cristo.
Bailundo trilha os caminhos do desenvolvimento. Ao longo destes anos ganhou uma Centralidade habitacional e uma subestação eléctrica interligada ao Sistema Nacional de Energia.
O sector industrial a passos tímidos mas seguros dá sinais de crescimento. O mesmo se pode dizer aos sectores do comercio, hotelaria e turismo.
O município é potencialmente agricola e por essa razão foi escolhido para albergar o projecto ” Cidadela Jovens de Sucesso” onde são formadas as novas gerações em diversas áreas como agricultura, pecuária, canalização e outros cursos profissionais ligados ao campo e ao desenvolvimento das comunidades.