O Executivo garante que estão assegurados os pagamentos dos salários, serviços da dívida e despesas com bens e serviços, em capitais essenciais, para normalidade e satisfação dos compromissos do Estado.
A garantia é do Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, após a reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, que decorreu sexta-feira, 14/07, e foi orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.
Na reunião foram aprovadas várias medidas, que visam regularizar a economia, desde a redução das despesas e composição das delegações ao exterior, suspensão da renovação de frotas automóveis, e venda do património não protocolar do Estado.
A criação de um Fundo de Potenciação da Produção Nacional, a ser gerido pela Reserva Estratégica Alimentar, o uso de produtos nacionais em futuras obras públicas, redução do IVA para produtos alimentares de 14 para 7%, bem como a isenção de vistos de até 30 dias para cidadãos da CPLP e do G-20 – Organização dos Países mais Industrializados do Mundo – são também algumas das medidas. Clique, no áudio abaixo, e saiba mais com o jornalista Manuel Esperança:
Fonte: RNA