O Serviço de Investigação Criminal ” SIC”, apreendeu na Província de Luanda, 510 máquinas de jogos denominadas “Caça Nike” com milhares de moedas. A operação coordenada com o Instituto de Supervisão de Jogos teve início no dia 1 de Junho, até à presente data. Segundo o SIC, a utilização destas máquinas no território nacional configuram os crimes de exercício ilegal de exploração de jogos e retenção de moeda.
De acordo ainda com o SIC, Os dispositivos destas máquinas são importados de forma ilegal e montados clandestinamente sem o licenciamento do órgão competente. O SIC apurou que os proprietários destas máquinas são cidadãos estrangeiros, nomeadamente, chineses e vietnamitas que programam os softwares e compõem esses equipamentos e colocam em diversos estabelecimentos comerciais nos centros urbanos, na periferia e sobretudo nos mercados informais onde diversos clientes aderem aos jogos, inclusive menores de várias idades.
O Comunicado do SIC, avança igualmente que com esta prática os implicados chegam a arrecadar diariamente 50.000. 00 por cada máquina.