Mais de cem expositores entre nacionais e estrangeiros participam no ANGOTIC-2023. A ANGOLA-TELECOM empresa pública das telecomunicações está presente nesta montra do mercado digital angolano, e tem como carro chefe, o projecto CONECTA, que é uma parceria com a INFRASAT e o Gabinete de Gestão do Programa de Gestão Espacial Nacional “GGPEN”. Segundo o Director de Vendas da Angola Telecom, Eusébio Santos, o propósito é a inclusão digital das zonas remotas do país, e nesta altura o projecto pioneiro está a acontecer no Bié. Clique, no áudio abaixo, e ouça:
Eusébio Santos assegurou que para este projecto, as infraestruturas são sem fio, daí a garantia de o projecto ter bases de sustentabilidade. Clique, no áudio abaixo, e ouça:
Já a “TIS TECH” é uma empresa do mercado digital, com presença em Angola e no ANGOTIC-2023. O CEO William de Oliveira sinaliza a evolução do mercado digital angolano, que em muitos casos é referencia em África. Clique, no áudio abaixo, e ouça:
William de Oliveira dá igualmente nota positiva a quantidade e qualidade de infraestrututuras público-privadas no sector das novas tecnologias em Angola, o que demonstra a aposta do Estado no segmento digital. Clique, no áudio abaixo, e ouça:
Este é também o caso da ANGO-GLOBAL, empresa privada ligada as TIC, que vê neste fórum internacional demonstração do alinhamento do governo angolano as dinâmicas do mundo digital. Manuel Calçada, é o responsável sénior da área comercial e marketing da ANGO-GLOBAL, destaca os investimentos nas infraestruturas das TIC e diz que os sectores públicos e privados devem manter a actual parceria estratégica. Clique, no áudio abaixo, e ouça:
E a Angola Cables empresa de direito angolano que construiu o cabo-submarino e de óptica, reitera que a infraestrutura já praticamente concluída. De acordo com o líder comercial da Angola Cables, Fábio José, no caso do cabo submarino está feita a ligação entre Luanda e Fortaleza no Brasil enquanto que no quesito do cabo de fibra óptica, o mesmo já cruzou os 12 países africanos definidos no projecto. Em território nacional, o projecto de fibra óptica, segundo Fábio José está a ser implementado pelos parceiros da Angola Cables, e os resultados recomendam a sua continuidade. Clique, no áudio abaixo, e ouça:
Fábio José avançou que no âmbito da internacionalização dos projectos estruturantes das telecomunicações, a ANGOLA CABLES, está presente no Fórum da ANGOTIC-2023, com alguns parceiros de negócios e investimentos. Clique, no áudio abaixo, e ouça: