A segunda modalidade mais titulada do país, “basquetebol”, está em festa. O país celebra hoje o Dia Nacional do Basquetebol, modalidade que começou a ser praticada lo longínquo ano de 1930, a 18 de Maio, por Pina Cabral, um capitão do Exército português que também era professor de Educação Física.
A modalidade conta com 11 títulos continentais e 7 participações em campeonatos do Mundo. Nesta altura o campeão nacional é o Petro de Luanda, mas o clube mais titulado é o 1º D’Agosto tanto em masculinos como em femininos.
A celebração da data acontece numa altura em que o Petro de Luanda se prepara para entrar em cena, pela terceira vez, na Liga Africana de Basquetebol – BAL, competição que faz disputar a partir de sábado, 21 de Maio, em Kigali, no Rwanda, a fase final.
O embaixador angolano entra em cena apenas domingo, 22 de Maio, às 18:30, defrontando o ABC da Côte D’Ivoire que, de acordo com o técnico brasileiro José Neto, obriga o grupo a estar focado e pronto para vencer a primeira das finais agendadas. Clique no áudio e ouça:
Fonte: Rádio 5/RNA