A Ordem dos Enfermeiros de Angola está preocupada com o surgimento de instituições que lecionam cursos de enfermagem, sem reunir as condições exigidas por Lei.
O Secretário-Geral da Ordem dos Enfermeiros, Eduardo Kaiangula, fala de uma série de irregularidades, que beliscam a qualidade da prestação dos cuidados de saúde publica e privada. Clique no áudio e ouça:
Eduardo Kaiangula diz que a situação não é nova, e acusa os Ministérios de Tutela de fazer vista grossa ao fenómeno. Clique no áudio e ouça:
A Ordem dos Enfermeiros reconhece a aposta do Ministério da Saúde na especialização pós media dos profissionais, mas adianta que o processo carece de maior fiscalização. Clique no áudio e ouça:
Questionado sobre as condições sociais e de trabalho dos profissionais de enfermagem, Eduardo Kaiangula assinalou que, apesar dos avanço em algumas regiões do país, o quadro ainda é dramático. Clique no áudio e ouça:
A Ordem do Enfermeiros de Angola garante que estão criadas as condições, para a realização do exame nacional para a atribuição da Carteira Profissional.
Eduardo Kaiangula sublinha que, nesta altura, aguarda-se apenas pela publicação do regulamento em Diário da República. Clique no áudio e ouça:
Fonte: RNA