O Presidente do Conselho de Administração da Pescangola, defende que a gestão de todos os portos pesqueiros do país, devem estar sob o seu controlo. De acordo com Sebastião Macunje, a Pescangola sendo a única empresa do estado vocacionada para descarga de pescado, devia manter o controlo dos portos pesqueiros para uma maior fiscalização das embarcações. O PCA da Pescangola, disse que a empresa gere apenas os Portos da Boavista em Luanda e do Tombwa no Namibe. Clique, no áudio abaixo, e ouça:
Sebastião Macunje, disse haver denúncias de um porto pesqueiro na Província do Kwanza Sul, a funcionar sem o conhecimento do Ministério das pescas e dos Recursos Marinhos. No intender do PCA da Pescangola, este tipo de situação promove a pesca ilegal, e a fuga ao fisco. Clique, no áudio abaixo, e ouça:
A Empresa Portuária de Pesca de Angola, está a olhar para um grande investimento no sentido de relançar o sector. De acordo com seu PCA a empresa necessita de 15 milhões de dólares para sua restruturação. Sebastião Macunje revelou também que a empresa gasta 4 milhões de kwanzas, todas as semanas para o abastecimento dos geradores. Clique, no áudio abaixo, e ouça: