CANAL A - Destaque

MINISTRO DE ESTADO E CHEFE DA CASA MILITAR DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA MANTÉM ENCONTRO COM VICE-PRIMEIRO MINISTRO PARA POLÍTICA EXTERNA DA SÉRVIAA

todayJaneiro 27, 2023 865

Background
share close

O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, manteve esta sexta-feira, em Belgrado, um encontro com o vice-primeiro ministro para a Política Externa de Segurança e ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Sérvia, Ivica Davić, no quadro da visita oficial de reforço da cooperação bilateral e militar entre a República de Angola e a República da Sérvia, que decorre desde o passado dia 25 até ao dia 28 do mês em curso.

Durante o encontro, foram abordadas questões de interesse bilateral, tendo, na ocasião, o ministro de Estado angolano efectuado a entrega de uma missiva do Presidente da República, João Lourenço, ao homólogo sérvio, Aleksandar Vučić.

Num outro momento, o General Francisco Furtado reuniu com o vice-primeiro ministro e ministro da Defesa da República da Sérvia, Milos Vucević, com quem abordou o desenvolvimento das relações de cooperação existente entre os dois Estados, a nível da Defesa.

Dando seguimento à visita à Sérvia, o ministro de Estado angolano manteve, ainda, vários outros encontros com os presidentes das companhias sérvias com representação em Angola, entre as quais a Yumco, Vlatacom, Jomil, Planum e a Yogoimport, em que aproveitou para dar tratamento à questões pendentes e de vária ordem, no domínio da defesa e reconstrução nacional.

Francisco Furtado reuniu, igualmente, com o Decano da Faculdade de Engenharia Mecânica, Vladimir Popović, tendo abordado aspectos relacionados à formação de quadros militares angolanos na Sérvia, bem como apresentação de projectos desenvolvidos pela Faculdade de Engenharia Mecânica, para uma possível cooperação com Angola a nível comercial e militar.

Na sequência da visita, o ministro de Estado deslocou-se ao polígono Nikinci para assistir à uma exibição do funcionamento de material bélico produzido na Sérvia, e que pode ser comercializado no âmbito dos acordos bilaterais entre os dois países.

Nesta fase final da visita à Sérvia, Francisco Furtado tem agendado um encontro com os cadetes angolanos em formação no Instituto Tecnológico Militar e na Academia Militar da República da Sérvia.

O ministro de Estado fez a oferta de um quadro comemorativo do centenário do nascimento do Presidente António Agostinho Neto, ao secretário de Estado do Ministério da Defesa da Sérvia Nemanja Sarović.

Francisco Furtado fez-se acompanhar na visita a Belgrado pelo secretário de Estado para Indústria Militar, Afonso Carlos Neto, embaixador da República de Angola na Sérvia, Alcino Izata da Conceição, e de altos oficiais superiores das Forças Armadas Angolanas e da Força Aérea Nacional.

Editor: rna

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

Le docteur Mario Fernandes appel a l’amelioration des services de sante

Le directeur general de l’hopital, Américo Boavida,le docteur, Mario Fernandes a declare a la RNA INTERNACIONAL que les medecins angolais font face a de nombreux defis,notamment ,la lutte contre le covid19 et lesa utres maladies frequentes dans les unites angolaises de sante. Le medecin,cardiologue a lance cet appel, dans le cadre de la journee nacionale des medecins celebre le 26 janvier 2023

todayJaneiro 27, 2023 280

0%
donut_large