CANAL A - Destaque

JOÃO LOURENÇO CONVERSA AO TELEFONE COM O SECRETÁRIO DE ESTADO NORTE-AMERICANO

todayJaneiro 19, 2023 229

Background
share close

O Presidente da República, João Lourenço, abordou diferentes questões da actualidade bilaterais e regionais com o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, no telefonema que aconteceu hoje à tarde.

A conversa serviu para um balanço da cimeira Estados Unidos-África que teve lugar Dezembro último em Washington, tendo a parte americana garantido a implementação das decisões tomadas naquele fórum. A propósito, as personalidades que o Presidente Joe Biden indigitou para acompanharem de perto o processo posterior da Cimeira de Washington vão visitar o continente africano no próximo mês de Fevereiro, digressão que terá Angola na agenda.

No telefonema foi também abordada a cooperação bilateral, nomeadamente o interesse crescente do investimento americano no mercado angolano.

Sobre as questões regionais, os Estados Unidos reiteraram o apoio à liderança do Presidente João Lourenço na procura de soluções para os conflitos na RCA e no Leste da República Democrática do Congo. Relativamente a este último, o Governo norte-americano defende a necessidade da implementação das decisões tomadas pela Cimeira de Luanda e apela à assumpção de responsabilidades por parte dos intervenientes, no que diz respeito concretamente à retirada do M 23 das posições que ocupa em território congolês e a criação de condições para o acantonamento dos elementos dessa força.

Na interacção desta tarde entre o Presidente da República de Angola e o Secretário de Estado norte-americano, foi sublinhada a importância de a comunidade internacional concentrar o seu apoio às iniciativas regionais, isto é, ao processo de Luanda e ao processo de Nairobi.

SECRETARIA DE IMPRENSA | PALÁCIO PRESIDENCIAL em Luanda, 19 de Janeiro de 2023

Editor: RNA

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Administração do Caímbambo vai rescindir contrato com empresas de construção que não cumprem com os prazos de entrega das obras do PIIM

A Administração do Município de Caímbambo vai rescindir o contrato com algumas empresas responsáveis pela construção de infraestruturas sociais no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios "PIIM". A medida de suspensão dos contratos surge por incumprimento contratual das empresas. As obras estão paralisadas há dois anos. Clique, no áudio abaixo e ouça outros pormenores na reportagem do Artur Fortunato:

todayJaneiro 19, 2023 113

0%
donut_large