Assinala-se neste domingo, 08 de Janeiro, o Dia da Cultura Nacional, uma data instituída em 1986, em homenagem ao discurso do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, proferido em 1979, na tomada de posse dos corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos, em Luanda.
Na Província cuja cidade sede foi a antiga capital do Reino do Congo, historiadores falam sobre os elementos da identidade cultural local, em vésperas do 08 de Janeiro. Clique, no áudio abaixo, e ouça a reportagem do Luís Mamana:
Já na Província de Malanje, vale a pena conhecer o património etnográfico, paisagístico e histórico-cultural da região. Clique, no áudio abaixo, e ouça a reportagem do Osvaldo da Paixão:
Os caminhos da cultura angolana passam, também, pela região centro do país, a começar pelo Huambo, com um retrato da multiculturalidade dos Ovimbundos. Clique, no áudio abaixo, e ouça mais dados com o repórter Isaac Bonga:
A viagem sobre as características regionais de identidade cultural termina na região sul de Angola, onde vamos saber a realidade sas Províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango. Ouça, no áudio abaixo, a reportagem do Osvaldo Esteves:
Fonte: RNA