O produtor agrícola, Alfeu Vinevala, reclama de seus compradores uma dívida de 600 milhões de kwanzas. Segundo o empresário agrícola, trata-se de uma dívida resultante de fornecimento de produtos alimentares ao CLOD, Entreposto Aduaneiro de Angola, Shoprite e Kero, no período de 2012 em diante. Alfeu Vinevala disse igualmente à RNA que já tentou por via do diálogo resolver o problema, mas que nunca teve sucesso, o que lhe obrigou a reduzir a produção da batata-rena. Clique, no áudio abaixo e ouça:
Alfeu Vinevala apontou ainda o dedo há um grupo de pessoas que no seu entender tencionam bloquear a produção agrícola interna em detrimento da importação. E por conta disso, o Rei da Batata-rena, diz que tenciona abandonar a produção desta cultura agrícola. Clique, no áudio abaixo e ouça:
E o Director do Gabinete provincial da agricultura do Bié, Felizardo Kapepula, entende que uma desistência do Rei da Batata- rena na produção desta cultura em nada afectará os níveis de produção da província. Clique, no áudio abaixo e ouça: