C.Internacional - Destaque

Conselho Europeu “indignado” com mísseis de Pyongyang

todayNovembro 3, 2022 96

Background
share close

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, mostrou hoje a sua indignação “pelo comportamento agressivo e irresponsável” da Coreia do Norte por ter lançado cerca de 20 mísseis, dos quais alguns caíram em águas territoriais da Coreia do Sul.

“[Estou] indignado com o comportamento agressivo e irresponsável de Pyongyang por ter disparado mísseis numa fronteira marítima com a Coreia do Sul”, escreveu Michel no Twitter, transmitindo, “em nome da União Europeia [UE]”, a sua solidariedade a Seul e com “outros países da região”.

Por sua vez, a porta-voz do alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, escreveu na mesma rede social que os lançamentos representam “uma escalada gratuita e perigosa” na “repetida violação das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas” por parte da Coreia do Norte.

“A UE reitera que o único caminho para a paz e a segurança na península coreana é que a República Popular Democrática da Coreia encerre as suas ações ilegais e desestabilizadoras e retome o diálogo”, disse Nabila Massrali.

A Coreia do Norte disparou hoje 23 mísseis, um dos quais caiu perto das águas territoriais sul-coreanas, levando o Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, a denunciar uma “invasão territorial ‘de facto'”.

Depois de ter anunciado que a Coreia do Norte tinha disparado pelo menos 17 mísseis, o Exército sul-coreano disse que “foram detetados mais seis lançamentos de mísseis terra-ar nas direções oriental e ocidental”.

Editor: rna

Rate it

Notícias

RNA

RADAR ECONÓMICO: Projecto da Zona Franca de Desenvolvimento da Barra do Dande vai contribuir com 2% PIB nos próximos dez anos

O Jornal de Economia da Rádio Nacional de Angola desta quinta-feira, 03 de Novembro, destaca que “a primeira fase do projecto da Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande, na Província do Bengo, prevê um conjunto de infra-estruturas que vão contribuir com 1,5 a 2% no Produto Interno Bruto, nos próximos dez anos”. Clique, no áudio abaixo, e ouça esta e outras notícias na voz do jornalista Airton […]

todayNovembro 3, 2022 237 1 2

0%
donut_large