A Delegação da CNE trabalha na capital da Tanzânia onde participa na Conferência internacional sobre a integridade e inclusividade dos processos eleitorais para a região dos grandes Lagos e das Nações Unidas.
A visão da Comissão da Nacional Eleitoral foi apresentado pelo Comissário Nacional, Dr. Eduardo Magalhães que fez uma exposição sobre “o papel da sociedade civil na inclusão e integridade dos processos eleitorais (Boas práticas e lições apreendidas), o caso de Angola”.
De acordo com o membro da CNE- que representa a Instituição eleitoral de Angola – a conferência internacional constitui uma oportunidade singular para partilha de informação, conhecimento e experiências práticas recentes sobre diferentes temáticas, com destaque para a Prevenção e mitigação da violência eleitoral e o papel dos principais intervenientes, incluindo líderes políticos e candidatos, media, comissões eleitorais, aos meios e outras partes interessadas.
Outros temas dominam os painéis, como o Papel da comunicação social no reforço da inclusividade e integridade dos processos eleitorais, incluindo as redes sociais como plataforma de educação e participação dos eleitores, a desinformação e campanha online e a promoção da juventude nos processos eleitorais e políticos.
A conferência internacional da CIRGL e das Nações Unidas que termina já amanhã, sexta-feira, reconheceu e concluiu que os processos eleitorais recentemente realizados nos países da região decorreram com lisura, normalidade e tranquilidade.