Um sistema de irrigação por bombagem e de armazenamento de produtos agrícolas, financiado pelo Governo do Japão, está a beneficiar mais de três mil famílias na aldeia de Candundo, no município do Balombo.
O projecto, inagurado na última sexta-feira (14), na presença do embaixador Maruashi Jiro, orçou em 78 mil e 849 dólares americanos.
A iniciativa enquadra-se no Programa de Assistència a Projectos Comunitários e de Segurança Humana, da representação diplomática.
Em execução desde Março de 2021 o projecto já proporciona um aumento da produção de feijão, milho, amendoim, batata rena, hortícolas e mandioca, acrescendo-se assim as receitas da população beneficiária.
Mais de 350 camponeses e de três mil moradores da comunidade estão a beneficiar deste projecto, cuja implementação esteve a cargo da ONG angolana Associação para o Apoio ao Desenvolvimento Comunitário (AADC)
O Governo do Japão apoia programas de assistência e projectos comunitários e de segurança alimentar humana, desde 1989, a 140 países, através de Organizações Não Governamentais, sem fins lucrativos.