Angola é um dos países presentes na Cimeira sobre a Transformação da Educação, que arrancou hoje, dia 19, na sede da ONU em Nova Iorque.
A sessão de abertura foi orientada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, que realçou a necessidade da transformação da educação para a recuperação das aprendizagens, num período em que a crise pandemica provocou um atraso.
António Guterres defendeu a atribuição de mais recursos para a educação, com maior incidência para a literacia digital para que as gerações presentes e futuras tenham uma educação de qualidade.
“Os ricos têm acesso aos melhores recursos, escolas e universidades, levando aos melhores empregos, enquanto os pobres – especialmente as meninas – enfrentam enormes obstáculos para obter as qualificações que podem mudar as suas vidas”, ressaltou.
António Guterres afirmou que cerca de 70% das crianças de 10 anos em países pobres são incapazes de ler um texto básico.
No final dos trabalhos, será adoptada uma Declaração de Compromisso dos Estados-membros para transformar a Educação.
A delegação angolana é chefiada pela embaixadora Maria de Jesus Ferreira, representante permanente da Missão de Angola junto da ONU em Nova Iorque.
Por Angola está também no evento a delegada permanente junto da UNESCO em Paris, Ana Maria de Oliveira e o embaixador João Gimoleca, representante permanente adjunto da Missão de Angola junto da ONU em Nova Iorque .
Integram ainda a delegação angolana, o secretário permanente da Comissão Nacional para a UNESCO, Alexandre de Sousa Costa, a
ministra conselheira da Missão Permanente de Angola junto da ONU em Nova Iorque, Tereza Silva e o conselheiro da delegação Permanente da de Angola junto da UNESCO em Paris, Mário Von Haff.
Em cima mesa estão temas como “Desafio Global de Enfrentar a Crise da Aprendizagem “‘Transformando a Educação para Transformar o mundo: aprendendo a viver juntos de forma sustentável”, “Educação em Situações de Crise- uma parceria para acções transformadoras para educandos”, ”Transformação Digital da Educação”, “Promover a Igualdade de Género e o Empoderamento de Meninas e Mulheres na e por meio da Educação”.