Médico e humanista, a isto António Agostinho Neto, tinha também a poesia, instrumento para fazer passar o seu interesse e entusiamo de libertar Angola, a África e os povos oprimidos no mundo.
Por isso, para o Presidente da República João Lourenço, o Doutor António Agostinho Neto, é garantidamente um dos filhos mais proeminentes de Angola que lutou pela liberdade e bem-estar dos angolanos. João Lourenço, sinaliza a visão profética e mobilizadora da obra poética de Neto, onde sente-se o lado humanista e a vocação solidaria. João Lourenço, revisita a lapidar expressão “o mais importante é resolver os problemas do povo” para mostrar o grande interesse de Neto, pelo bem-estar e justiça social dos angolanos. Clique, no áudio abaixo e ouça:
Neto, segundo o Presidente João Lourenço deixou um ensinamento sem igual de que a liberdade e independência de Angola passava também para lá dos marcos nacionais, sobretudo nos países da região austral e de outras geografias. Aqui João Lourenço, diz que recordar e celebrar, Neto é assinalar para as novas gerações o exemplo máximo do Fundador da Nação Angolana que deve ser seguido no combate universal contra todas as formas de opressão e exploração do homem pelo homem. Clique, no áudio abaixo e ouça: