Com o encerramento do Campeonato Africano das Nações (CAN), já são conhecidas as 32 selecções que disputam a 28ª edição do Campeonato do Mundo sénior masculino de andebol, a ser co-organizado pela Polónia e Suécia, no próximo ano.
A prova, sob a égide da Federação Internacional (IHF), decorre de 11 a 29 de Janeiro de 2023, e o sorteio aconteceu na cidade polonesa de Katowice. A Dinamarca, bi-campeã do Mundo, joga a fase preliminar inserida no Grupo H, ao lado da Bélgica, Bahrein e Tunísia.
Espanha, Montenegro, Chile e Irão integram o A, França, Polónia, Arábia Saudita e Eslovénia estão perfiladas no B. Suécia, Brasil, Cabo Verde e Uruguai formam o C, Islândia, Portugal, Hungria e Coreia do Sul figuram no D. Alemanha, Qatar, Sérvia e Argélia completam o E, Noruega, Macedónia do Norte, Argentina e Holanda constituem o F, ao passo que Egipto, Croácia, Marrocos e Estados Unidos da América integram o G.
Nove cidades acolhem o evento mundial, sendo quatro da Polónia e cinco da Suécia. Tauron (Arena de Cracóvia), Ergo (Gdansk), Spodek (Katowice) e Orlen (Arena de Plock) são as cidades e pavilhões polacos. Estocolmo (Arena Tele2), Malmo (Arena), Go-temburgo (Scandinavium), Kristianstad (Arena) e Jonkoping (Jardim Husqvarna) são as cidades e os recintos desportivos suecos.
Ao terminar na oitava posição da tabela classificativa do CAN, a Selecção Nacional, às ordens de José Pereira “Kidó”, falhou a presença na prova, depois de três participações seguidas, França’ 2017, Alemanha’ 2019 e Egipto’ 2021. Cabo Verde marca presença pela segunda vez consecutiva. No ano passado, no Egipto, os Tubarões Azuis tiveram a participação interrompida por causa da Covid -19, que atacou grande parte do plantel.