A Selecção Nacional Sub-18 de basquetebol masculina dá início, hoje, a partir das 10h00, ao microciclo pré-competitivo, no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela, visando a projecção do Campeonato Africano da categoria, a decorrer de 1 a 15 de Agosto, em Antananarivo, Madagáscar.
Para a semana derradeira, tendo em vista o Afrobasket selectivo ao Mundial´2023, a equipa técnica liderada por Apolinário Paquete vai analisar, por meio de vídeos, os cinco jogos de controlo já realizados, com as formações seniores do Interclube, Maculusso, Ferroviário Sub-18, Petro de Luanda Sub-19 e Interclube B.
Em declarações ao Jornal de Angola, o treinador-adjunto José Caculo disse que as partidas serão minuciosamente avaliadas para fazer as correcções que se impõe na movimentação táctica, antes de realizar mais três partidas de preparação, uma contra o Maculusso e duas com adversários por definir.
Dos duelos disputados, o combinado nacional perdeu dois, um pela margem mínima (73-72), contra o Maculusso, e outro diante da equipa principal do Interclube, por 91-62.
“Ainda assim, os jogadores deram conta do recado. Estamos a exigir que façam defesa à toda dimensão da quadra, para dificultar ao máximo as acções do adversário”, revelou José Caculo, treinador -adjunto.
No último apronto, realizado no sábado, Angola derrotou, por 72-60, o Interclube B, no Pavilhão 28 de Fevereiro. Apolinário Paquete destacou a capacidade de resposta demonstrada pelos jogadores.
O “cinco” nacional perdeu o primeiro quarto, por 18-17, melhorou a defesa e conseguiu sair em vantagem, por 35-28, ao intervalo.
No último quarto, os polícias chegaram a reduzir a diferença para apenas seis pontos, mas foram inconsistentes para evitar a derrota.