O nacionalista e deputado à Assembleia Nacional pela bancada do MPLA, Miguel Maria N’zau Puna, faleceu hoje, 17 de Julho, na Clínica Girassol, em Luanda, vítima de doença, aos 90 anos de idade.
Miguel N’zau Puna nasceu em 1932, na Província de Cabinda. O político Dino Matrosse, e colega do malogrado na Assembleia Nacional, ao reagir à morte de N’zau Puna disse que Angola perde mais um dos seus filhos. Clique no áudio e ouça:
De referir que, N’zau Puna aderiu, em 1961, à União dos Povos de Angola (UPA). Foi Secretário-geral, comissário político das FALA e comandante militar.
Miguel Maria N’zau Puna esteve presente nos acordos de 1974 entre o MPLA e a UNITA, chefiou a delegação do “Galo Negro” na tomada de posse no Governo de Transição, e participou nos Acordos de Bicesse.
Em 1992 abandonou a UNITA e fundou, com Tony da Costa Fernandes e Georges Chicoty, a Tendência de Reflexão Democrática (TRD). Foi também Embaixador de Angola no Canadá, e deputado pelo Grupo Parlamentar do MPLA.
Em Junho de 2019, publicou a sua autobiografia intitulada “Mal me Querem”. O livro tem a chancela da editora Guerra e Paz, e trata de um contributo essencial para compreender os últimos 50 anos da história de Angola.