Na tarde desta terça-feira, 15 de Julho, o Ministro dos Assuntos Exteriores e Cooperação da República da Guiné Equatorial, Simeon Esono Angue, deslocou-se à Embaixada de Angola em Malabo, onde assinou o livro de condolências, aberto devido ao falecimento do antigo Presidente da República de Angola, Eng. José Eduardo dos Santos, ocorrido no dia 8 do corrente mês de Julho em Barcelona, Reino de Espanha.
Na mensagem que assinou em nome do Governo da República da Guiné Equatorial, o Ministro dos Assuntos Exteriores e Cooperação daquele país, assinalou o facto de o falecido Presidente da República de Angola Eng. José Eduardo dos Santos, ter dedicado as suas preocupações “em prol do desenvolvimento, da cultura, da educação e da reconstrução do seu país”, considerando o seu desaparecimento físico como uma “perda irreparável”, e por este facto, o Governo da República da Guiné Equatorial apresenta os seus mais sentidos pêsames ao Governo e ao Povo Angolano, deixando igualmente expressa toda a sua solidariedade, neste momento de luto, dor e tristeza.
Durante esta semana, várias foram as personalidades de diferentes áreas da sociedade civil, que deslocaram-se as instalações da Embaixada de Angola em Malabo, para assinar o livro de condolências, em homenagem ao antigo Presidente da República de Angola.
Destacam-se mensagens do Corpo Diplomático acreditado na República da Guiné Equatorial, com realce para Embaixadores das várias regiões de África, nomeadamente África Ocidental, África Central e África Austral, e igualmente Embaixadores de países europeus, como foram os casos das Mensagens dos Embaixadores do Reino de Espanha, e das Repúblicas Francesa e Portuguesa.
A residir na cidade de Malabo, o antigo Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República de Moçambique e antigo Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Murade Murargy, assinou o livro de condolências aberto na Embaixada de Angola na capital equato-guineense, tendo na sua mensagem lamentado o desaparecimento físico de um dos Estadistas fundadores dos “Países da Linha da Frente”, deixando igualmente os seus mais sentidos pêsames ao Povo angolano.
Na sua mensagem aquando da abertura do livro de condolências, o Embaixador de Angola na Guiné Equatorial, António Luvualu de Carvalho, assinalou que o antigo Presidente da República de Angola, Eng. José Eduardo dos Santos, será lembrado como um líder carismático, que resistiu as invasões estrangeiras, guiou as forças angolanas na sua qualidade de Comandante em Chefe das FAPLA para a vitória na Batalha do Kuito Kuanavale, levando à assinatura dos Acordos de Nova Iorque, que por sua vez deram origem à implementação da resolução 435/78 do Conselho de Segurança da ONU, que levou à independência da Namíbia, a libertação de Nelson Mandela e ao fim o Apartheid na África do Sul.
A nível interno o antigo Presidente Eng. José Eduardo dos Santos, será igualmente lembrado como sendo o Presidente que guiou o processo de introdução da Democracia multipartidária em Angola, tendo um papel central no alcance da Paz, Reconciliação Nacional e Reconstrução do País no pós guerra.
O Embaixador António Luvualu de Carvalho, recordou igualmente o “papel fundamental desempenhado por Sua Excelência Eng. José Eduardo dos Santos, na sua qualidade de primeiro Ministro das Relações Exteriores da República Popular de Angola, nos processos de reconhecimento do país na Organização da Unidade Africana OUA, bem como na admissão de Angola como Estado de pleno direito da Organização das Nações Unidas ONU”, lamentando profundamente o seu falecimento, endereçando à família enlutada os seus mais profundos sentimentos de pesar.