O treinador espanhol, Pepe Clarós, considera que a seleção nacional sénior masculina está próximo do objectivo inicialmente traçado, de garantir o apuramento ao Campeonato do Mundo do próximo ano na grande Ásia. O técnico espanhol proferiu estas declarações após a chegada ao país da selecção nacional, que encerrou a terceira janela FIBA zona africana em Abidjan, na Costa do Marfim. Ali, depois da derrota na estreia com os donos da casa, por 73/75, somou dois triunfos, 76 x 60 diante da RCA, com 15 pontos de Gerson Gonçalves Lukeny e 85/65 frente à República da Guiné, onde Childe Dundão com 20 pontos foi o melhor.
Na hora do balanço, o técnico nacional Pepe Cláros destacou o desempenho que tiveram os jogadores mais novos do cinco nacional, ao longo dos três jogos, em que conseguiram o objectivo de atingir a quarta etapa da corrida ao mundial. Clique no áudio abaixo e ouça:
E o presidente da FAB, maximizando o pensamento da família da modalidade no país, garante que tudo será feito para trazer para o nosso país a próxima janela qualificativa. Clique no áudio abaixo e ouça:
O nº 1 da FAB chama atenção para o facto de com esse passo estar a pensar em colocar a nossa jovem selecção nacional a jogar em casa e ao lado do seu povo, particularmente dos jovens que gostarão de estar com os seus ídolos e igualmente haver a possibilidade de ali onde houver tais condições, garantir a utilização das infra-estruturas que ali existem. Clique no áudio abaixo e ouça:
Entretanto na província de Benguela onde a janela anterior à de Abidjan e o Torneio Lusófono, acabaram por ser um sucesso, já se trabalha nessa perspectiva, de acordo com o vice-governador para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Adilson Gonçalves. Clique no áudio abaixo e ouça: