CANAL A - Destaque

Danças e música Tchokwe em dia de festival. Terras de Samayonga junta fazedores destas categorias culturais

todayJunho 25, 2022 730 1 1

Background
share close

Acontece na noite deste sábado, 25 de Junho, no leste do país, o primeiro Festival da Música e dança tradicional. A cidade do Dundo, capital da terra de Samayonga é a capital do festival, em que será homenageado o instrumento musical “Tchingufo”. Ouça, no áudio abaixo, o lançamento deste festival com o repórter André Deque:

  • cover play_arrow

    Danças e música Tchokwe em dia de festival. Terras de Samayonga junta fazedores destas categorias culturais rna

Para já, é dado assente que a Txihanda é a dança que cruza todas as etnias e tribos da região leste de Angola. O músico e coordenador do festival, Gabriel Tchiema, dá expressão à essa constatação. Entretanto, especialistas da música e dança Tchokwé dão conta que muitos estilos estão no roteiro do desaparecimento, face ao impacto de muitas religiões que consideram pejorativo de muito dessas culturas. A repórter Kinna Santos preparou uma matéria apresentada, no áudio abaixo, pela Felisbela Wegie:

  • cover play_arrow

    Danças e música Tchokwe em dia de festival. Terras de Samayonga junta fazedores destas categorias culturais rna

Fonte: RNA

Editor: rna

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

RNA: Programa África Magazine aborda entrega de restos mortais de Patrice Lumumba

O Programa África Magazine, da Rádio Nacional de Angola, a única revista que se lê na rádio, teve na manhã deste sábado, 25 de Junho, à mesa de conversa vários assuntos ligados ao continente berço, com destaque para o assassinato de Patrice Lumumba, e a entrega dos restos mortais do antigo Primeiro-Ministro congolês à família, pelo Governo Belga. Clique, nos áudios abaixo, e ouça o programa conduzido pelo jornalista Amílcar […]

todayJunho 25, 2022 489 2 2

0%
donut_large