Angola participa até quinta-feira (15/06) na 12ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio, que decorre em Genebra, Suíça.
A conferência da OMC discute temas como “subsídios, alinhamento das regras do comércio com os parâmetros de sustentabilidade, comércio electrónico, desbloqueamento do sistema de solução de controvérsias e investimentos internacionais”.
A 12ª Conferência Ministerial da OMC ocorre numa altura em que a organização enfrenta sérios desafios, para a conclusão de acordos referentes aos temas abordados anteriormente em Doha, capital do Qatar, estando patente a necessidade de obter resultados significativos nessa conferência, particularmente um acordo multilateral sobre os subsídios às pescas.
O encontro é visto como estando a ser realizado num momento em que a Organização Mundial do Comércio enfrenta uma verdadeira crise de confiança, acrescido o facto da actual crise na distribuição de alguns produtos, provocada pela situação geopolítica na Europa.
O Secretário de Estado para o Comércio e Indústria, Amadeu Nunes, disse que “Angola continua a acreditar firmemente que as instituições multilaterais proporcionam o quadro global para a paz e estabilidade, incluindo a OMC, que tem o seu papel insubstituível na promoção do comércio global justo e comprometido”.
Durante a sua intervenção na sessão sob o tema “desafios para o Sistema Comercial Multilateral”, o chefe da delegação angolana sublinhou as dificuldades que Angola e os demais governos enfrentam para alcançar acordos comerciais globais, desde o simples compartilhamento de vacinas Covid-19, até aos grandes desafios das mudanças climáticas e outras questões estruturais prementes que levantam muitas dúvidas sobre a capacidade das Organizações, e do modelo multilateral actualmente em curso.
Para o Secretário de Estado para o comércio, Amadeu Nunes, apesar das dúvidas que se levantam, Angola não acredita que as Organizações e o modelo multilateral vigente estejam em crise.
Angola tornou-se membro da OMC em 23 de novembro de 1996, ao mesmo tempo adquirindo a qualidade de membro fundador, sendo parte de todos os acordos comerciais multilaterais aprovados nas conferências ministeriais da referida organização.
Além do Secretário de Estado para o Comércio e Indústria, Amadeu Nunes, integram a delegação angolana Esperança da Costa, Secretária de Estado das Pescas, a Representante Permanente de Angola junto dos Escritórios das Nações Unidas em Genebra, Margarida Izata.