A República de Angola vai desembolsar dez milhões de dólares, para apoiar o Fundo Humanitário da União Africana. O anúncio foi feito em Malabo, pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, durante a Cimeira sobre questões humanitárias e Conferência de Doadores, na Guiné Equatorial. Os comentários, sobre a doação deste valor, não se fizeram esperar. Osvaldo Izata, comentador da RNA, diz que o gesto é positivo e deve ser seguido pelos demais países africanos. Clique no áudio e ouça:
E o professor João Gonçalves, por sua vez, diz que Angola sempre defendeu a irmandade internacional, e pede maior solidariedade dos países africanos. Clique no áudio e ouça:
Já Almeida Henriques, especialista em política internacional, valoriza a iniciativa de Angola nesta luta contra a pobreza em África. Clique no áudio e ouça:
De referir que, à par de Angola, a África do Sul também disponibilizou a quantia de dez milhões de dólares, enquanto a RDC contribuiu com dois milhões. A Dinamarca, um dos parceiros da União Africana, vai contribuir com dezanove milhões de Euros.
Fonte: RNA