O Petro de Luanda apurou-se, esta quarta-feira, à final da Liga Africana de Basquetebol (BAL-sigla em Inglês), ao vencer o FAP dos Camarões, por 88-74, em jogo disputado no Pavilhão Arena de Kigali, no Rwanda.
Nesta partida das meias-finais, o campeão angolano já detinha vantagem de 11 pontos (46-35) ao intervalo, apesar da apatia nos primeiros minutos do quarto inicial.
O tempo seguintes, após o reatamento do 3º quarto, assinalaram-se lançamentos certeiros, permitindo alargar a vantagem por uma margem de 22 pontos (69-47).
O base Childe Dundão, do Petro de Luanda, foi o melhor marcador da partida, com 18 pontos, seguido do poste Cedrik Kenfack, do FAP, com 13.
O angolano Yanik Moreira foi o melhor ressaltador, com nove pontos convertidos, contra sete do oponente Sedrik Kenfack.
Gerson Domingos (Petro) foi o melhor assistente com sete pts, seguido de Deshaun Morman (FAP), com menos um.
Para chegar à esta fase, o campeão nacional angolano venceu, sábado, nos quartos-de-final, o AS Salé de Marrocos, por 102-89, ao passo que o representante camaronês derrotou o Rep Pap do Rwanda, por 66-63.
Na primeira edição da BAL, em 2021, disputada igualmente no Rwanda, o Petro ocupou a terceira posição. O Zamalek do Egipto foi o campeão.