O Presidente da República do Senegal, Macky Sall, também Presidente em exercício da União Africana, inicia esta terça-feira, 24 de Maio, uma visita de Estado, de 72 horas, ao nosso país, à convite do seu homólogo João Lourenço.
Durante a sua estada, em Angola, o Presidente Macky Sall vai, entre outras actividades, depositar uma coroa de flores no sarcófago do Dr. António Agostinho Neto, Primeiro Presidente da República de Angola. O estadista senegalês vai manter um encontro com o homólogo angolano, João Lourenço, e discursar em Sessão Extraordinária na Assembleia Nacional.
A ocasião será também aproveitada, para os dois países reforçarem os laços políticos e diplomáticos com a assinatura de acordos nos domínios da justiça, comércio, turismo, petróleo e energias, promoção e protecção de investimento.
O Senegal, país localizado na África Ocidental, faz fronteira com o Oceano Atlântico a oeste, com a Mauritânia ao norte e ao leste, com o Mali, a leste, e com a Guiné e a Guiné-Bissau ao sul.
O Senegal tem um alto perfil em muitas organizações internacionais e foi Membro Não-Permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas entre 1988–1989 e 2015–2016. O país também foi eleito para a Comissão das Nações Unidas para os Direitos Humanos em 1997.
A República do Senegal, que tem a quarta maior economia na sua região, faz parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e é também membro da União Africana e da Comunidade dos Estados do Sahel-Sahara, entre outras organizações.