CANAL A - Destaque

Angola quer dar mais espaço aos bancos nacionais para o financiamento da diversificação económica, diz ministra Vera Daves de Sousa. 

todayMaio 18, 2022 174

Background
share close

A Ministra das Finanças de Angola disse esta terça-feira, 18 de Maio, que o Governo pretende recorrer menos aos mercados financeiros internacionais e ao sistema financeiro angolano, argumentando que os bancos nacionais precisam de espaço para financiar a diversificação.
“Estamos a reconstruir as reservas e queremos estar prontos para futuros desafios, não queremos passar novamente pela experiência da Covid-19, por isso apostamos na reconstrução das reservas do Tesouro”, que desceram para níveis históricos durante a pandemia de Covid-19.
“Queremos ser menos agressivos no financiamento, usar menos o financiamento externo e o interno, especialmente o interno”, explicou Vera Daves de Sousa numa conferência de investimento promovida pela Agência de Informação Financeira Bloomberg.
Questionada sobre o que irá fazer com o aumento de receita proveniente do petróleo, cujo preço inscrito no Orçamento (59 dólares por barril) é quase metade do preço actual, a rondar os 100 dólares, Vera Daves de Sousa insistiu na ideia de dar espaço para o financiamento da diversificação económica. “Estamos completamente empenhados na diversificação da nossa economia, mas para isso precisamos de dar espaço aos bancos comerciais para financiar o sector privado; se formos menos ao mercado interno, veremos mais liquidez do sistema a ir para o financiamento de investimentos do sector privado, por isso vamos usar menos o espaço dos bancos nacionais e compensar com a receita extra que chegará do petróleo mais caro”, explicou a governante.
Questionada sobre a sua previsão de evolução para o preço do petróleo, a Ministra das Finanças angolana preferiu reconhecer que os motivos para a evolução do preço são conjunturais.
“As circunstâncias que levaram o preço para os 100 dólares por barril são geopolíticas, não são estruturais, por isso queremos ser conservadores; se a tensão geopolítica for resolvida, com um clima mais pacífico, veremos o preço a cair, por isso queremos ser conservadores, 59 dólares é o preço que está no Orçamento e tudo o que recebermos acima disso queremos usar nos termos que descrevi”, concluiu a Ministra.

Editor: rna

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Países africanos podem passar a fazer uso comum e se tornarem mais fortes na indústria de hidrocarbonetos – Diamantino Azevedo

Termina esta quarta-feira, 18 de Maio, na capital angolana, Luanda, a reunião dos Países Africanos Produtores de Petróleo. A presidência angolana, da organização continental, defende soluções intra-africanas para a criação de indústria de hidrocarbonetos. Clique, no áudio abaixo, e ouça a reportagem do João Joaquim: Fonte: RNA

todayMaio 18, 2022 160 1

0%
donut_large