O selecionador nacional de futebol, Pedro Gonçalves anuncia hoje, 17 de Maio, em conferência de imprensa os eleitos para os dois primeiros jogos dos Palancas Negras, na busca da qualificação ao CAN do próximo ano (2022) na Costa do Marfim. A Rádio 5 soube que entre os escolhidos poderão estar Capita que no passado sábado assinou um hac-trick pelo seu Trofense da II Liga Portuguesa e Jonathan Mavuba, bem como Gelson Dala que regressa.
Na ronda inaugural do grupo E, a selecção nacional joga dia 1 de Junho diante da República Centro Africana, no estádio nacional “11 de Novembro”, e quatro dias depois a 5ª, desloca-se a Antananarivo para defrontar o Madagáscar em jogo da 2ª jornada. A encerrar a primeira volta, a selecção nacional recebe na Província de Luanda, o poderoso Ghana.
Enquanto isso e depois de ter vindo a público, dizer que não havia dinheiro para a empreitada CAN da Costa do Marfim, Artur Almeida e Silva o Presidente da FAF e Nicolau Daniel o Director Nacional do Desporto, rubricaram ontem, 16 de Maio, um contrato-programa de apoio financeiro à selecção nacional, tendo em atenção essa campanha da selecção nacional tendo em vista as eliminatórias que garantem a qualificação ao CAN da Costa do Marfim do próximo ano (2023) e também o mundial de 2026. Para o Director Nacional dos Desportos, Nicolau Daniel, a assinatura desse contrato é a formalização de um passo que deveria abranger todas as demais federações, e nesta altura a do Futebol que, estará nessa importante fase de qualificação ao CAN. Clique no áudio e ouça:
O Director Nacional dos Desportos, diz no entanto que o Ministério será intransigente e implacável na prestação de contas que, deverá acontecer no sentido de todos saberem como estão a ser gastos esses dinheiros. Clique no áudio e ouça:
E Artur Almeida e Silva, Presidente da FAF, pensa que esse passo importante de toda essa importante campanha da selecção nacional de honras, que tem merecido a máxima atenção da Ministra da Juventude e Desportos, vai agora permitir que se prepare como deve ser a qualificação ao CAN do próximo ano na Costa do Marfim. Clique no áudio e ouça:
Numa altura em que todos se interrogam do porquê da ausência de competição no feminino, Artur Almeida e Silva, lamenta que não tenha sido colocada sobre a mesa essa questão que, entretanto será futuramente avaliada. Clique no áudio e ouça: