A federação Angolana de Basquetebol ainda não definiu o local onde irá estagiar a selecção nacional masculina de seniores, que, no mês de Julho, evoluirá na Costa do Marfim, na segunda janela de qualificação ao Mundial do próximo ano (2023), em três países da Ásia. Moniz Silva, presidente da Federação, enaltece o trabalho feito na definição de novos talentos para a selecção principal, e não coloca de parte a possibilidade de o cinco nacional realizar um torneio aqui no país, ou no exterior. Clique no áudio e ouça:
Recorde-se que, os hendeca-campeões continentais estão inseridos no grupo C com a Costa do Marfim, a República da Guiné e a República Centro Africana. Na primeira janela de qualificação em Benguela, a selecção nacional terminou na segunda posição do grupo, com 5 pontos, fruto de duas vitórias e uma derrota, em três jogos.
Entretanto, Cabo Verde, outro representante lusófono, já conta em casa com o treinador Emanuel Trovoada. O jovem técnico angolano, nascido na Província de Benguela, cumpriu um estágio de cerca de uma semana no Reino de Espanha, concretamente nas equipas do Betis de Sevilha e do Málaga. Segundo o treinador o estágio foi bastante produtivo e serviu, acima de tudo, para aprofundar os conhecimentos que possuía em matéria de treinamento. Clique no áudio e ouça: