Angola vai beneficiar de um financiamento de cerca de 250 milhões de euros, do fundo de desenvolvimento de França. O acordo, para o desembolso deste financiamento, foi assinado hoje, 12 de Maio, pela Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa e pelo Director da agência francesa de desenvolvimento, Kristan Yoka. O valor global de 200 milhões de euros vão ser alocados para o apoio orçamental, 35 milhões para o projecto de formação técnica agrícola. O Director da agência francesa de desenvolvimento em Angola Louis Souchet, esclareceu que os 235 milhões de euros vão ser reembolsados, com uma taxa de juro abaixo de 13 por cento, e em 20 anos. Clique no áudio e ouça:
E a Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, destaca alguns aspectos que tornam este financiamento atrativo para o executivo angolano. Clique no áudio e ouça:
Trinto e cinco milhões de euros dos 250 milhões a ser desembolsados, vão ser aplicados no desenvolvimento do projecto de formação técnico agrícola. O Ministro da Agricultura e Pescas, António Assis, esclarece que este financiamento vira minimizar um dos maiores problemas que agricultura nacional enfrenta. Clique no áudio e ouça:
Já a Ministra da Educação, Luisa Grilo, deu a garantia de uma melhor gestão dos fundos que vão ser alocados ao ensino técnico agrícola. Clique no áudio e ouça: