O Petro de Luanda conquistou, esta terça-feira, o seu 15º título nacional de basquetebol sénior masculino, ao vencer o Interclube, por 115-87, no pavilhão da Cidadela, na capital do país.
Foram necessários somente três dos cinco jogos, reservados aos play off´s finais, para que os tricolores revalidassem o título, encurtando para quatro a diferença no ranking nacional, liderado pelo 1º de Agosto (19 troféus).
Trata-se de uma “cópia” da edição transacta, em que a formação do “Eixo-viário” superou na final os “polícias” por 3-0 nas séries, pelo que não tem dado hipóteses para que Raul Duarte e comandados vençam o primeiro campeonato.
Ao intervalo o Petro tinha vantagem de 12 pontos (56-44) e conservou-a nos períodos seguintes, numa partida equilibrada, pelo menos até ao terceiro período, cuja sua maior unidade foi o extremo Carlos Morais com 25 pontos e cinco assistências.
Os expressivos 28 pontos de diferença reflectem o desequilíbrio registado no quarto e último período, durante o qual os petrolíferos marcaram 27 pontos e limitaram o adversário a 12 pontos.
Nesta fase do desafio, o conjunto orientado tecnicamente pelo brasileiro José Neto optou por uma defesa zona dois/três, imprimiu maior velocidade no ataque e com boa circulação de bola passou a ser mais eficaz na finalização.
A acção do colectivo “tricolor” acabou por “apagar” então a brilhante actuação do extremo do Interclube Glofate Buiamba, melhor marcador da partida com 31 pontos, 13 ressaltos e 3 assistências, o que lhe valeu o troféu de atleta fair Play do campeonato.
Eis os resultados por parciais (28-20; 28-24; 32-31 e 27-12), todos favoráveis ao Petro.