A secretária de Estado Adjunta dos Estados Unidos da América, Wendy Sherman, vai efectuar uma visita de trabalho de dois dias a República de Angola, a convite do Estado Angolano.
A visita da Secretária de Estado Adjunta Norte Americana, Wendy Sherman, a decorrer de 4 a 5 de Maio do ano em curso, tem como principal objectivo o reforço da parceria estratégica entre os dois países.
No decurso da sua visita estão antevistos encontros com o Presidente da República, João Lourenço, bem como, com altas entidades do Executivo Angolano, com quem deverá abordar o actual estado das relações bilaterais a todos os níveis, ao abrigo do diálogo de parceria estratégica existente entre os dois estados.
Angola e os Estados Unidos assinaram, em 2010, um acordo de parceria estratégica, e cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, as finanças, a energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça.
Recentemente, uma delegação angolana, encabeçada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, esteve em Washington DC, para assinalar o 5º aniversário da assinatura do memorando de entendimento, no sector da Defesa, entre a República de Angola e os Estados Unidos da América.
Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana devido, sobretudo, à exportação de petróleo.