Um centro materno-infantil com capacidade para atender 200 pessoas diariamente foi inaugurado, esta sexta-feira, no distrito urbano do Morro dos Veados, em Luanda, pela Primeira-Dama da República, Ana dias Lourenço.
A unidade sanitária, localizada no município de Belas, e que terá como grupo alvo mulheres gestantes e crianças, ocupa uma área total de três mil metros quadrado e comporta cinco blocos, nomeadamente, maternidade e berçário, pediatria, farmácia, dentre outras salas.
Na ocasião, Ana Dias Lourenço fez a entrega de uma ambulância e 25 kits de parteiras tradicionais, para mulheres do distrito que prestam apoio à comunidade.
Doenças como a malária, diarreias agudas e desnutrição são as mais frequentes na zona, segundo a directora municipal da saúde, Isabel Massocolo.
A responsável destacou a importância do referido centro na localidade para uma pronta intervenção dos técnicos.
Para o funcionamento do centro, o Ministério da Saúde seleccionou 50 profissionais de diferentes especialidades.
A construção da infra-estrutura, orçada em 140 milhões de kwanzas, teve inicio em 2019 e é uma iniciativa da Fundação Lwini, no quadro do seu programa de saúde, assistência social e médica, tendo como principal parceiro o Governo angolano.