Angola e a Turquia devem afinar os mecanismos para levar avante os instrumentos jurídicos de cooperação recentemente assinados, ao mais alto nível, nos sectores da Agricultura, Pescas, Assistência aduaneira, Educação, Indústria e Turismo.
Esta decisão foi analisada está quinta-feira, em Luanda, no encontro entre a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e o embaixador da Turquia em Angola, Alp Ay.
Os dois Estados observaram, também, o nível da cooperação bilateral, assim como passaram em revista questões de interesse comum no âmbito do multilateralismo.
O encontro serviu ainda para abordarem sobre o incremento da cooperação bilateral, sobretudo nas áreas já identificadas entre as partes, que no entender do embaixador da Turquia merece maior dinamismo.
As relações diplomáticas e de cooperação entre Angola e a Turquia são consideras boas e ambos os governos têm feito esforços no sentido de incrementar a cooperação bilateral nos mais variados domínios.
Além de outros instrumentos, os dois Estados têm assinado um Memorando de Entendimento entre as autoridades aeronáuticas, bem como um Processo Verbal da I Sessão da Comissão Conjunta de Comércio, Cooperação Económica e Técnica.
Angola e a Turquia têm rubricado igualmente, entre os dois governos acordos no domínio do Ensino, Cooperação Comercial, Económica e Técnica.